Quando comecei a escrever o curso de Assembly me deparei com um cenário nada agradável: as ferramentas necessárias para o estudo são simples, mas estão defasadas para o estudante atual. Os sistemas populares Microsoft como Windows 10 (mais popular na atualidade) não continuaram comandos como “debug“, que será uma ferramenta essencial neste estudo. Portanto, vamos apelar à instalação de uma máquina virtual e um sistema operacional adequado ao estudo, sem com isso gastar dinheiro comprando máquina real ou perder tempo com instalações intermináveis.

Aqui apenas guiarei o processo de download, particionamento, formatação e instalação do MS-DOS 6.22 que nos será suficiente para prosseguir nossos estudos nesta etapa.

De início faça o download do programa chamado Oracle Virtual Box e instale-o em sua máquina.

virtual box - assembly

Feito isto, faça o download dos disquetes de instalação do MS-DOS 6.22 em alguma pasta que você se lembre depois. 🙂 . Descompacte-o (eu uso o Winrar, mas você pode usar o programa que quiser).

oracle virtual box - assembly

Execute o Oracle Virtual Box que instalou. A tela que você terá será parecida com a imagem abaixo.

virtual box - assembly

Clique no botão “New” ou “Novo“, que contém o ícone com a engrenagem azul e uma nova janela se abrirá. Nesta janela, no campo “Nome” forneça um nome para sua máquina, eu usei “ms-dos“, você pode adotar o nome que preferir. No campo “Tipo” selecione “Other“. No campo “Versão” selecione “DOS“. Em seguida clique no botão “Próximo (N)“.

oracle virtual box - assembly

A próxima janela será sobre o tamanho da memória RAM de sua máquina virtual. Você pode usar o quanto quiser de memória RAM, mas evite usar menos que 32 megas. Digite o valor que você deseja no campo apresentado na janela e em seguida clique no botão “Próximo (N)“.

oracle virtual box - assembly

Em seguida surgirá uma janela cujo assunto será o disco rígido virtual. Para instalar um sistema operacional a máquina virtual precisará de um disco rígido. Selecione a opção “Criar um novo disco rígido virtual agora” e em seguida clique em “Criar“.

oracle virtual box - assembly

Em seguida a janela que se abrirá terá como assunto o tipo de arquivo que será gravado como disco rígido virtual. Nós usaremos aqui exclusivamente este programa, para isto a melhor opção é “VDI (VirtualBox Disk Image)“, selecione esta opção e então clique no botão “Próximo (N)“.

oracle virtual box - assembly

Em seguida surgirá a próxima janela. Nela será questionado sobre a elasticidade do disco rígido virtual, se ele cresce na medida que seus arquivos se acumulam, ou se ele deve ter tamanho fixo. Selecione a opção “Dinamicamente alocado” e então clique no botão “Próximo (N)“.

oracle virtual box - assembly

A tela seguinte será a última desta etapa. O disco rígido de sua máquina virtual será armazenado em um arquivo de seu computador. Nesta tela será questionado o nome deste arquivo e o tamanho dele em megabytes. Deixe o nome como estiver e tome cuidado para não criar um arquivo menor que 500 megas. Em seguida clique no botão “Criar“.

oracle virtual box - assembly

Sua máquina será criada.

Agora vamos prepará-la para o boot. Selecione a máquina virtual que você criou e em seguida clique no botão “Configurações“, é o botão que contém o ícone de uma engrenagem amarela.

oracle virtual box - assembly

A janela que se abrirá será a das configurações da máquina virtual. Na coluna do lado esquerdo selecione “Armazenamento” e na janela do lado direito, logo abaixo de “Controladora: Floppy” clique em “Vazio“.

oracle virtual box - assembly

Vamos agora usar os arquivos de imagem do MS-DOS 6.22 que fizemos download no começo deste texto. Ainda na janela anterior, clique no ícone de um disquete azul ao lado direito de “Drive de Disquete: Dispositivo de Disquete 0” e no menu que se abre clique em “Selecionar Arquivo de Disquete Virtual…“.

oracle virtual box - assembly

Na janela que surge, procure a pasta do arquivo que você fez download e extraiu, selecione o arquivo “Disk1” e em seguida clique em “Abrir“.

oracle virtual box - assembly

Com esta ação você selecionou o arquivo que contém a imagem do disco de boot e instalação do MS-DOS 6.22. Repare que nesta caixa haverão 3 arquivos semelhantes com nome começando com “Disk“, estes arquivos são imagens de disquetes: “Disk1“, “Disk2” e “Disk3“. Usaremos os 3. O primeiro foi selecionado agora e será o início da instalação do MS-DOS 6.22. O segundo e o terceiro serão usados durante a instalação.

Feito isto clique no botão “OK” e vamos prosseguir.

oracle virtual box - assembly

Criada a máquina virtual e configurada para o boot, vamos inciá-la e instalar finalmente o MS-DOS 6.22.

De volta à tela inicial, na coluna da esquerda selecione sua máquina virtual e em seguida clique no botão “Iniciar (T)“.

oracle virtual box - assembly

Sua máquina virtual será iniciada e a instalação do MS-DOS 6.22 finalmente iniciará. A primeira tela que você verá será a da imagem abaixo. Aperte o “Enter” em seu teclado para continuar.

oracle virtual box - assembly

A opção seguinte será o sobre o particionamento do seu disco rígido virtual conforme a imagem abaixo. Novamente aperte “Enter” para prosseguir.

oracle virtual box - assembly

O disco rígido de sua máquina virtual será particionado e em seguida a instalação requererá uma reinicialização. Apenas pressione “Enter” para prosseguir.

oracle virtual box - assembly

O sistema de sua máquina virtual será reiniciado, o disco rígido que foi particionado será agora formatado e em seguida a instalação te questionará sobre a data e horário conforme a imagem abaixo. Apenas digite “Enter” para prosseguir.

oracle virtual box - assembly

A próxima tela questionará sobre qual o nome da pasta que o sistema operacional MS-DOS 6.22 será instalado. Preste atenção ao nome desta pasta, cujo padrão é “c:\dos“, pois usaremos esta pasta e seus comandos em nossos estudos do curso de Assembly (e usaremos muito). Nesta tela apenas digite “Enter” e vamos prosseguir.

oracle virtual box - assembly

O sistema iniciará a transferência dos arquivos e em seguida pedirá o segundo disquete de instalação. Vamos fornecer este segundo disquete agora. Na parte inferior da janela há uma série de pequenos ícones. Um deles é o ícone de um disquete azul. Com o botão direito do mouse clique neste ícone e se abrirá um menu. Neste menu clique na primeira opção: “Selecionar imagem de disco“, conforme a imagem abaixo:

oracle virtual box - assembly

Na janela que se abrirá, procure novamente a pasta do arquivo que você fez download e extraiu. Então selecione o segundo arquivo, chamado “Disk2” e clique em “Abrir” conforme imagem abaixo.

oracle virtual box - assembly

De volta à tela da máquina virtual, pressione “Enter” para prosseguir. Em seguida a instalação continuará a transferência dos arquivos e pedirá por fim o terceiro disquete. Vamos repetir a operação anterior: clicar com o botão direito do mouse no ícone do disquete azul na parte inferior da janela e no menu que se abre clicar mais uma vez em “Selecionar imagem de disco…“, conforme a imagem abaixo.

oracle virtual box - assembly

O passo seguinte será novamente localizar a pasta do arquivo que fez download e extraiu, selecionar o arquivo “Disk3” e clicar no botão “Abrir” conforme imagem abaixo.

oracle virtual box - assembly

De volta à tela da máquina virtual pressione o “Enter” e a instalação prosseguirá até o final da transferência de arquivos para o disco rígido de sua máquina virtual. Em seguida solicitará a remoção de qualquer disquete do drive de sua máquina virtual. Para tal, vamos clicar uma última vez com o botão direito do mouse no ícone do disquete azul na parte inferior da janela e no menu que se abre clicar em “Remover disco do drive virtual“.

oracle virtual box - assembly

Feito isto, retorne à janela da máquina virtual e pressione “Enter“.

A instalação do MS-DOS 6.22 anunciará seu glorioso fim. 🙂 . Conforme a imagem abaixo. Apenas pressione “Enter” para reiniciar com o MS-DOS 6.22 instalado em sua máquina virtual.

oracle virtual box - assembly

Se a sequência de boot de sua máquina virtual não estiver configurada corretamente, provavelmente você verá a seguinte tela conforme a imagem a seguir (não se apavore 🙂 ).

oracle virtual box - assembly

Vamos resolver isso rapidamente e para poder começar a usar o MS-DOS 6.22.

Feche a sua máquina virtual clicando no “X” no canto superior direito, em seguida na janela que se abrirá selecione a opção “Desligar a máquina (P)” e clique no botão “OK“.

oracle virtual box - assembly

Sua máquina virtual será encerrada. Vamos agora corrigir a sequência de boot e iniciá-la novamente.

Na tela inicial do programa Oracle Virtual Box, selecione sua máquina virtual na coluna da esquerda e em seguida clique no botão “Configurações” que contém um ícone de engrenagem amarela, conforme a imagem abaixo.

oracle virtual box - assembly

Na janela que se abre, clique em “Sistema” na coluna do lado esquerdo, em seguida na lista “Ordem de Boot” reordene as opções de forma que “Disco Rígido” seja o primeiro item. Observe a imagem abaixo. Em seguida clique em “OK“.

oracle virtual box - assembly

O programa retornará então à tela inicial. Agora, com a sequência de boot corrigida vamos reinicializar nossa máquina virtual pela última vez.

Na coluna da esquerda desta tela selecione sua máquina virtual mais uma vez e então clique no botão “Iniciar (T)” que contém o ícone de uma seta verde.

oracle virtual box - assembly

O tão esperado MS-DOS 6.22 estará disponível para nosso deleite e sequência dos estudos do curso de Assembly.

oracle virtual box - assembly

A tela acima é a carinha simples do MS-DOS 6.22, é um sistema operacional de linha de comando que antecedeu o Windows, antes do mouse, antes monitor colorido, antes do CD e do DVD e antes do seu computador ser capaz de tocar alguma música: era assim que trabalhávamos.

Esta foi a instalação do MS-DOS 6.22 na máquina virtual da Oracle.

Espero que isto sirva de auxílio para quem está estudando como se trabalha com máquinas virtuais e de ferramenta para os estudantes do curso de Assembly que estou escrevendo.

Em caso de dúvidas enviem e-mail para: ricardo.roveran@hotmail.com

Um abraço!

Anúncios