The Demented é um filme de 2013, o primeiro do diretor Christopher Roosevelt. No Brasil chegou com o nome “Dementes”.

O enredo é sobre 6 amigos que viajam juntos para uma cidade do interior. Lá estabelecidos, um ataque terrorista com armas químicas atinge a região. O efeito das armas é um transtorno mental que transforma as pessoas em algo parecido com zumbis. Juntos eles terão que se esforçar para atravessar a cidade completamente contaminada na esperança de encontrar os helicópteros que recolhem os civis, mas as chances são quase nulas.

O elenco todo é fraco. A fotografia é técnica e artística, é um dos pontos fortes do filme, com ângulos e movimentos precisos que reforçam a atmosfera de terror sem apelar para o uso constante do esquema de cores que já é lugar comum. A música tema é horrível e causa sensação de besteirol, mas os efeitos e as trilhas no decorrer da narração caíram como uma luva. A edição é simplesmente fantástica.

O roteiro é muito veloz, com ritmo pulsante e as informações são suficientes para acompanhar um raciocínio linear. Há algumas mensagens internas como o cuidado com as amizades falsas, mas nenhuma grande mensagem que valha a pena ser notada.

Este é um filme bom pela técnica, que inclusive soa inovadora.

A direção concentrou-se nas sensações e acabou por gerar uma aventura muito intensa, mas vazia de conteúdo.

A produção não informou o orçamento e bilheteria, o filme não foi indicado a nenhum prêmio, mas merece atenção pois o terrorismo cresce a cada dia e as drogas (como o “Cloud Nine“) que causam um efeito parecido com o de “zumbis“, podem ser facilmente adaptadas à estas mesmas armas.

Este é um filme que merece uma nota 8,0. Não pela ausência de um roteiro sólido, mas pelo trabalho técnico muito bem feito de fotografia, música e edição, cuja sinergia é inegável, e pela probabilidade do real.

Trailer de The Demented ( Dementes )

Ficha técnica de The Demented ( Dementes )

Filme The Demented ( Dementes )
Ano 2013
Duração 92 minutos
Produção Christine Holder, Steven R. Monroe, Danny Roth, Damiano Tucci, Shirley Craig
Direção Christopher Roosevelt
Roteiro Christopher Roosevelt
Fotografia Scott Galinsky
Música Gregory De Iulio
Edição John Quinn
Elenco Kayla Ewell, Richard Kohnke, Ashlee Brian, Brittney Barlow, Sarah Butler, Michael Welch
Orçamento / Receita Não informado
Anúncios