Joaquim Maria Machado de Assis, ícone da literatura nacional, nasceu em 21 de junho de 1839. Aos 15 anos morava no Rio de Janeiro e teve pela primeira vez um poema seu publicado. Foi este o início de carreira do autor, o primeiro escrito de Machado de Assis.

O soneto “À ILMA. SRA. D.P.J.A.” (3 de outubro de 1854 – Periódico dos Pobres), é o primeiro poema de Machado de Assis publicado num veículo de mídia de que se tem registro.

Nesta altura o poeta já dominava a métrica de um soneto e através de suas 4 estrofes, 2 de 4 versos e 2 de 3 versos, exaltou a virtude e beleza de uma misteriosa mulher que apenas identificou como “Petronilha“.

À ILMA. SRA. D.P.J.A.

Quem pode em um momento descrever
Tantas virtudes de que sois dotada
Que fazem dos viventes ser amada
Que mesmo em vida faz de amor morrer!

O gênio que vos faz enobrecer,
Virtude e graça de que sois c’roada
Vos fazem do esposo ser amada
(Quanto é doce no mundo tal viver!)

A natureza nessa obra primorosa,
Obra que dentre todas as mais brilha,
Ostenta-se brilhante e majestosa!

Vós sois de vossa mãe a cara filha,
Do esposo feliz, a grata esposa,
Todos os dotes tens, ó Petronilha.

Machado de Assis – Periódico dos Pobres – 3 de outubro de 1854

O elogio é leve e trata-se de uma homenagem quase impessoal, mas o fato de que ele tenha dito um de seus nomes (Petronilha) no último verso e revelado suas iniciais no título (P.J.A), deixam claro que ele queria que ela o lesse e entendesse, é um código. Ainda, o pronome de tratamento “Ilma“, abreviação de “ilustríssima“, é geralmente usado para se referir à uma autoridade, substituindo “Vossa Senhoria” ou à figuras que ganharam notoriedade, como artistas. O uso de “Sra.” deixa claro tratar-se de uma mulher casada e o corpo da poesia confirma isto.

Desmontando o título, temos: “Para a ilustríssima senhora Dona Petronilha J. A.“. Sabemos que por se tratar de uma mulher casada, o “A.” no final indica a inicial do sobrenome da família de seu marido.

Aqui fica a pista para os historiadores mais curiosos: quais famílias de 1854, tinham sobrenomes começados por “A“?

O primeiro escrito de Machado de Assis

periódico dos pobres - 3 de outubro de 1854 - página 4

O escrito original pode ser encontrado em PDF no site da Hemeroteca Digital, o periódico está registrado como número 103, na página 4 do dia 3 de outubro de 1854.

Este poema pode também ser encontrado no livro “Poesias Dispersas – Machado de Assis – 1854-1939“, cujo download deixo neste link em formato digital.

Pouco a pouco nos aproximamos da vida e obra deste Machado que a muitos Assis santificados por um italiano São Francisco, cortou e levantou.

Anúncios