Apontamentos para o Futuro é um livro de 2013, com 192 páginas e contém uma coletânea de pensamentos de Nelson Mandela com mais de 300 citações, entre trechos de entrevistas, documentos, cartas e gravações.

A ideia do livro me parece, era oferecer um panorama mental do político africano visando um status de santidade ou algo do gênero, a forma como o autor organizou o livro seria condenada pelo próprio Nelson que chega a pedir em um dos trechos que não seja sua história contada apenas por feitos ditos belos, mas também pelos que ele mesmo condena e em outro trecho revela-se muito cansado de aduladores.

A verdade é que, se alguém ler sem a lente ideológica da esquerda que sente fascínio por tudo que some às suas fileiras a obra é na prática inútil: os pensamentos apresentados são desconexos e contraditórios. O que se entende é que Mandela teve 3 fases, sendo uma violenta como revolucionário, outra de reflexões e dificuldades na prisão e a terceira após ser libertado na qual se tornou finalmente um renome internacional. Meu maior incômodo não foi a falta de linearidade do pensamento, mas a falta de profundidade. Tratam-se de frases de efeito adornadas pelo politicamente correto que causam a impressão de tratar-se de um pensador, quando está a um abismo de distância de sê-lo.

Como toda obra, tem também seu ponto bom: algumas confissões nas quais ele admite ter participado de atos violentos e cometido crimes, dos quais posteriormente aparenta ter se desviado (eu não acredito em um genuíno arrependimento).

Como valor histórico o livro traz em suas últimas páginas o “Discurso de aceitação do Prêmio Nobel da Paz, 1993“, que apesar de ser curto, este realmente aconteceu conforme o escrito.

Na melhor das hipóteses o livro é uma panfleto ideológico e eu não aconselho a leitura a menos que o leitor interessado seja um estudioso do próprio Mandela, afim de entendê-lo, disposto a organizar todas as citações cronologicamente e ao final encaixa-las na história por sua própria conta e com seu próprio esforço.

Uma nota 5,0 é generosa.

Anúncios